O terceiro e último dia de Capacitação Geral das equipes do Programa Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), ontem (6), contou com a participação do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Fabiano Neves, e do analista de Monitoramento de Projetos, Robert Tavares, ambos do Instituto Elo. Eles debateram junto com as equipes alguns dos processos e instrumentos de trabalho utilizados pelo programa.

Pela manhã, Fabiano Neves traçou uma avaliação e apresentou uma análise inicial dos dados relacionados aos relatos de violência coletados pelo programa em 2012. De acordo com o diretor, os dados apresentados na pesquisa irão qualificar o trabalho que já é feito pelas equipes técnicas. “A equipe já produz um conjunto de informações com relação aos usuários e é importante levarmos estes dados sistematizados para a ponta e para rede, para que eles possam orientar o relacionamento das equipes com estes públicos. O que faremos é transformar estes dados em ações”, explica Fabiano Neves.
 
No período da tarde, Robert Tavares debateu junto com as equipes sobre os indicadores e dados produzidos pelo programa. De acordo com o analista de monitoramento, a coleta de dados realizados pelas equipes é importante para que o programa tenha informações confiáveis sobre as ações desenvolvidas e também sobre os indicadores.
 
“Nós apresentamos uma nova proposta de base de dados, que nos permitirá monitorar de forma sistematizada o acompanhamento do cumprimento das penas e medidas alternativas. Uma primeira versão desta planilha está em funcionamento desde 2011 e após análises de seu funcionamento pelo Departamento de Monitoramento do Instituto Elo, juntamente com a diretoria do Ceapa, decidimos aprimorar tal instrumento para que o acompanhamento das penas e medidas seja feito com maior eficiência”, destacou.
 

Confira abaixo as imagens do terceiro dia da Capacitação:

 
Fotos: Frederico Caldeira / Instituto Elo
 
Segundo Fabiano Neves, a análise de dados permitirá ao programa qualificar sua relação com a ponta
 


Para Robert Tavares, a coleta de dados permite a Ceapa produzir informações confiáveis


Veja mais notícias relacionadas à atuação do Instituto com o Governo de Minas em Parcerias