Notícias

Um jeito diferente de alcançar nossa missão...

Entrega de brinquedos e alimentos finaliza ação de integração e solidariedade

Nessa semana, o analista de comunicação, Mateus Rafael, o motorista, Cláudio Moura, e a analista do Departamento Pessoal, Adriana Alves, todos funcionários do Instituto Elo, estão tendo uma rotina de trabalho um pouco diferente do convencional. Acompanhados de outros funcionários, eles estão realizando a entrega das doações recolhidas na gincana de final de ano organizada pelos Recursos Humanos da instituição.

Com o intuito de promover uma aproximação entre os trabalhadores da sede administrativa, o Departamento de RH desenvolveu uma disputa em que o objetivo era arrecadar alimentos e brinquedos para organizações sociais. O grupo vencedor seria aquele que arrecadasse mais, e funcionários e estagiários levaram a sério o desafio. O resultado foi a arrecadação de uma tonelada de alimentos não perecíveis e cerca de 400 brinquedos novos e usados.
 
A analista da Divisão de Relacionamento Interpessoal, do RH, Sheila Cristina, explica como surgiu a ideia da gincana: “Com o intuito de ampliar o contato entre os vários setores de nossa equipe, decidimos realizar uma dinâmica entre grupos compostos por integrantes de diferentes áreas, reunidos aleatoriamente. Mas, além disso, queríamos estimular a sensibilidade e a mobilização de todos na sede, investindo de maneira um pouco diferente na nossa missão. Assim, pensamos em conciliar uma gincana com doações, o que deu um objetivo especial e significado diferente à ação”.
 
Para a assessora de gestão de oficinas, Juliana Mourão, a ideia deu certo: “Como a definição das instituições partiu de indicações e votação entre os próprios funcionários, todo mundo se sentiu ainda mais motivado a participar da arrecadação, mobilizando parentes, vizinhos, amigos e até o círculo de contatos nas redes sociais”, destaca a assessora .
 
Crédito: Mateus Rafael
Quantidade de alimentos arrecados pelas equipes chegou a quase 1 tonelada; cerca de 400 brinquedos foram doados para instituições sociais

 

Beneficiados

O Instituto Geriátrico Afonso Pena, também conhecido como Asilo Santa Casa, localizado no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, foi a entidade escolhida para receber a doação de alimentos. A coordenadora da instituição, Alessandra Amaral, comemorou a entrega: “As doações são esporádicas e a instituição é mantida pela Santa Casa. É sempre bom receber ajuda de outros lugares, afinal estamos sempre precisando de doações, seja de alimentos, roupas, calçados ou mesmo fraldas geriátricas”. A coordenadora ressalta ainda que, além das doações, é possível visitar os idosos todos os dias, de 14h30 às 16h30. Basta marcar uma visita pelo (31) 3238-8681, ou entrar em contato pelo site da instituição.

 

Crédito: Mateus Rafael
A funcionária do Instituto Elo, Adriana Alves, cumprimenta os idosos do Asilo Santa Casa. Instituição recebeu a doação dos alimentos arrecadados

 

Para a doação dos brinquedos, foram escolhidas quatro instituições: Orfanato Abrigo Lar CristãoAssociação Aura, Instituto dos Inconformados e Creche Tia Amélia.

O Abrigo Lar Cristão, localizado no Bairro Braúnas, também em Belo Horizonte, abriga atualmente 30 crianças com idade de 0 a 6 anos. O administrador do orfanato, Francisco Batista, explica como ele funciona: “O Conselho Tutelar encaminha pra gente as crianças que sofrem algum tipo de vulnerabilidade. O primeiro passo é fazer com que a criança volte à família de origem, por meio de algum parente. Se isso não for possível, continuamos os cuidados com a criança, realizando, ao mesmo tempo, seu encaminhamos para uma família substituta (adoção).” Para a coordenadora do abrigo, Letícia Passos, é sempre gratificante receber visitas e doações: “Quando recebemos uma doação ou uma visita de fora, as crianças ficam felizes e emocionadas. São esses momentos que fazem toda a diferença na vida delas”.
 
O abrigo tem convênio com a prefeitura e é mantida pela Igreja de Cristo. A casa recebe doação de brinquedos, produtos de higiene pessoal, roupas e calçados, além de ajuda financeira através de débito em conta. Para marcar visitas e doações ligue para (31) 3447-6612 ou agende pelo site da instituição.
 
Crédito: Mateus Rafael
Funcionários do Abrigo Lar Cristão recebem parte dos brinquedos arrecadados pelas equipes

 

Outra instituição que recebeu a doação de brinquedos foi a Associação Unificada de Recuperação e Apoio (AURA). Localizada no Bairro Cidade Jardim, igualmente na capital mineira, a associação foi criada em 1998 para oferecer suporte terapêutico global a crianças e adolescentes com câncer e a seus familiares. Formada por um grupo de profissionais de saúde e afins, é uma entidade sem fins econômicos, declarada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, que se mantém através de apoio e parcerias com representantes do setor privado, público e comunidade.

A coordenadora da Associação, Ana Lúcia de Azevedo, explica melhor como funciona a casa de apoio: “É como se fosse um segundo lar para as crianças e pais que passam por este momento. Muitos são do interior e outros de Belo Horizonte. Procuramos oferecer a eles carinho e conforto diante dessa situação tão delicada. Eles dormem aqui e geralmente só saem para ir ao hospital. Contamos sempre com o apoio da comunidade para continuar com esse trabalho”.

Para doar e marcar visitas à Associação, entre em contato pelo telefone (31) 3282-1128 ou pelo site.

Crédito: Mateus Rafael
Crianças da Associação Aura brincam com os briquedos doados pelos funcionários do Instituto Elo

 

As doações de brinquedos para as outras instituições ocorrerão na próxima semana.

 
 
Veja mais notícias relacionadas à atuação do Instituto com o Governo de Minas em Parcerias


Comentários

  1. 25/01/2013 12/1213
    Arine
    Olá Pessoal! Gostaria de parabenizar a Equipe de Recursos Humanos do IELO e a todos que colaboraram com a iniciativa pela organização da gincana . Ações como essa trazem um significado maior para o trabalho, suavizam o fazer burocrático e humanizam nossas relações... algo que tem tudo a ver com a missão, visão e valores do Instituto. Parabéns! Grande abraço! Arine CPC Juiz de Fora

Deixe um comentário