Notícias

Capacitação com foco na inclusão

Ação em parceria com a PBH ajuda a qualificar a abertura da equipe da Prevenção à mão de obra especial

Pessoas com necessidades especiais estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho, e vêm crescendo bastante a oferta de vagas para esse público, em atenção à lei que estabelece cotas para esses profissionais. Ciente disso, o Instituto Elo, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), promoveu na tarde da última sexta-feira (8) uma capacitação com a temática: ‘Inclusão Social de Pessoas com Deficiência na Perspectiva do Trabalho’. A atividade foi desenvolvida no Anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e contou com a participação dos palestrantes Gilmara Costa de Morais e José Carlos Dias Filho.

A psicóloga Gilmara Costa, coordenadora do Projeto de Intermediação de Mão de Obra de Pessoas com Deficiência Física (PRONET – PBH) abordou as dificuldades e desafios na abertura do mercado de trabalho aos vários tipos de deficiência, bem como os direitos e deveres dos portadores de necessidades especiais.
 
Foto: Mateus Rafael
 A coordenadora Gilmara Costa fala das dificuldades encontradas pelos deficientes físicos
 
Na sequência da capacitação, o coordenador da Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, José Carlos Dias, interagiu com o público presente, tirando dúvidas sobre a adaptação dos ambientes ao público especial.
 
Foto: Mateus Rafael
O Coordenador José Carlos Dias tira dúvidas sobre acessibilidade para deficientes físicos
 
Uma dinâmica sobre o assunto também foi realizada. A ideia era que os participantes sentissem na pele as dificuldades que o deficiente físico passa no seu cotidiano de trabalho. Após a atividade, o coordenador José Carlos quis saber a opinião dos participantes: “Realmente, é ‘barra pesada’ essa situação de depender dos outros. É bom saber para ficar mais solidário”, considerou o motorista do Instituto Elo, Cláudio Moura. 
 
Foto: Mateus Rafael
Dinâmica serviu para mostrar as dificuldades cotidianas das pessoas portadoras de deficiência física 
 
A capacitação foi encerrada com um vídeo de histórias de superação vividas por pessoas com deficiência (veja você também, aqui).
 
Para você que é portador de necessidades especiais ou ficou interessado em ler mais sobre a participação desse público no mercado de trabalho, a internet oferece uma série de referências. Uma delas é o site www.deficienteonline.com.br. Se tiver alguma outra dica, compartilhe com a gente. Obrigado!
 
 
Veja outras notícias relacionadas à atuação do Instituto com o Governo de Minas em Parcerias


Comentários

  1. 24/10/2012 21/0936
    Valdívia Barbosa
    É bastante válido essas capacitações para suscitar nas pessoas um espírito de solidariedade e respeito pelo próximo.

Deixe um comentário