Notícias

Governo de Minas premia Instituto Elo por excelência em gestão

OSCIP obtém reconhecimento máximo em premiação das entidades do terceiro setor do estado

Na manhã desta sexta-feira (30), o Instituto Elo obteve o reconhecimento máximo na cerimônia do Prêmio Mineiro de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag - MG) em parceria com o Instituto Qualidade Minas (IQM). O evento foi realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e contou com representantes de diferentes secretarias do Governo de Minas e de organizações sociais de todo o estado. O Instituto Elo foi reconhecido na faixa ouro da premiação por seu estágio de desenvolvimento sistematizado de práticas de gestão, conforme anunciado na entrega do prêmio.
 
Crédito: Osvaldo Afonso/Imprensa MG  
O evento contou com a presença de servidores do estado, incluindo a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena (à direita, na primeira fila)
 
Na abertura do encontro, o diretor-presidente do Instituto Qualidade Minas (IQM), Caio Becker, relembrou o histórico da iniciativa que, antes da premiação, foi acompanhada por um trabalho de coaching de consultores do IQM junto a OSCIPs com termo de parceria com o Governo de Minas, em que foram difundidos os conceitos abordados no Manual de Excelência da Gestão das entidades do Terceiro Setor, enquanto atividade do Programa para o Desenvolvimento Gerencial do Terceiro Setor: MINAS + PARCEIRA. “O prêmio não é competitivo. Em seu processo, avaliamos a dinâmica de atuação das candidatas em relação ao Modelo de Excelência da Gestão, que é uma referência internacional. A premiação hoje é uma primeira medida da aderência dessas instituições a tal modelo, o que é em si o grande ganho”, considerou Caio Becker.
 
Em seu momento de fala, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, ressaltou o prêmio como um importante incentivo para marcar a ainda recente cultura focada no fortalecimento da gestão que o governo estadual vem implementando em sua atuação, incluindo os projetos executados em parceria com as organizações da sociedade civil organizada: “O modelo de parceria com as entidades do terceiro setor representa um avanço administrativo de nosso estado. Com nossa obsessão por resultados e pela oferta dos melhores serviços aos cidadãos mineiros, em várias áreas, ao invés de mobilizar toda uma estrutura ‘do zero’, optamos por contar com a competência de instituições que já demonstravam um envolvimento histórico com questões da cultura, meio ambiente, segurança, entre outros campos”.
 
Para o diretor institucional do Instituto Elo, Alexandre Compart, o reconhecimento com o prêmio traz mais do que satisfação: “A expetativa é de maior apoio às nossas ações, inclusive no contato com instituições financiadoras. Essa é a nossa perspectiva, uma vez que o próprio governo do estado, com quem atuamos há oito anos, vem neste momento reconhecer publicamente a qualidade de nosso trabalho. Sabemos que não somos perfeitos, mas trata-se de uma bela valorização do nosso trabalho, tantas vezes realizado em um cenário de recursos escassos”.
 
Da esquerda para a direita: o consultor associado ao IQM Josias Ladeira e, do Instituto Elo, o assessor de comunicação Luiz Gonzaga Oliveira, o diretor de desenvolvimento técnico e pesquisa Fabiano Neves, o diretor-presidente Gleiber Oliveira, o diretor institucional Alexandre Compart, a diretora de recursos humanos Rafaela Grazziotti e a analista de recursos humanos Adriana Lazzarotti 
 
Ao lado do Instituto Elo, o Instituto Sérgio Magnani também foi reconhecido na faixa ouro. Na faixa prata foram classificadas as instituições Terra da Sobriedade, Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, Missão Ramacrisna e Instituto Cultural Filarmônica. A faixa bronze reconheceu a Fundação Israel Pinheiro.
 
 
Veja mais notícias relacionadas à nossa atuação em Institucional 

Bookmark and Share

Comentários

  1. 03/06/2014 16/0429
    Adilson E. Cardozo
    Parabéns ao IELO!!! Premiação merecidíssma!

Deixe um comentário